sábado, 15 de dezembro de 2012

Permanência de Osias Gomes

Evento histórico e cultural marca lançamento de livros sobre Osias Gomes e ministros paraibanos

Desembargadores, juízes, procuradores, promotores, historiadores, escritores, servidores, advogados e familiares dos homenageados participaram, na tarde desta quarta-feira(21), no Salão Nobre do Palácio da Justiça, da solenidade de lançamento dos livros “Ministros Paraibanos em Tribunais Superiores” e “ Permanência de Osias Gomes”, dentro da programação de eventos patrocinados pela Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba. O presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos presidiu o ato e destacou a importância das obras para a sociedade, em especial a comunidade jurídica.
“São trabalhos de cunho histórico e jurídico, sendo assim mais uma contribuição para o resgate histórico e cultural. A população paraibana terá à disposição essas obras como fonte de pesquisa e que deverão constar nas prateleiras das bibliotecas”, disse o presidente. Coube ao desembargador José Ricardo Porto, membro da Comissão Especial, fazer a apresentação do livro, que retrata a trajetória dos ministros paraibanos: ”Aqui está o resultado de meses de pesquisa e de redação. As 518 páginas, muito bem ilustradas e redigidas é um registro histórico, um volume sem similar no país”, ressaltou o desembargador.
“Há muito o que ler neste livro surpreendente  que traz revelações insuspeitas para a maioria dos próprios historiadores de nossa terra”, observou José Ricardo Porto. Mais adiante elencou os nomes dos 25 ilustres paraibanos que, saindo do território paraibano destacaram-se como integrantes de tribunais superiores no país. O livro “Permanência de Osias Gomes” com 270 páginas, foi apresentado pelo neto do homenageado, o advogado Cleanto Gomes Pereira que, na ocasião, agradeceu em nome da família à virtuosa homenagem institucional. “A mais legítima e relevante entre as instituições permeadas pelo homenageado”, enalteceu o advogado.
O desembargador Abrahan Lincoln falou ainda da importância do trabalho que vem sendo realizado pela comissão especial, que tem na presidência o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. Comentou sobre a importância de se valorizar os grandes vultos que dignificaram a magistratura paraibana. “A Paraíba é um celeiro de valores e tem nomes importantes, a exemplo de Epitácio Pessoa, único paraibano a ocupar os três poderes, entre outros que alçaram tribunais superiores.
O historiador e juiz de Direito aposentado, Humberto Cavalcanti de Mello, proferiu conferência sobre o centenário de nascimento dos desembargadores Jurandir Gomes de Miranda Azevedo e Aurélio Moreno de Albuquerque. Enalteceu fatos históricos da carreira jurídica de Jurandir Gomes, ao mesmo tempo em que relatou a atuação do desembargador Aurélio Moreno, que também foi membro da Academia Paraibana de Letras.

Fonte: TJPB/Gecom/Clélia Toscano

2 comentários:

  1. Também na qualidade de integrante da família do Dr. Osias Gomes consigno igualmente dilatado agradecimento. Divaldo Gomes

    ResponderExcluir
  2. Achei essa uma justíssima homenagem ao querido e genial Dr.Osias, só lamentei que a tiragem dos livros tenha sido tão pequena pois ninguém mais tem notícia de onde podemos conseguir um exemplar. Lamentei apenas esse fato !

    ResponderExcluir